Fake News, desinformação, guerra de narrativas, discurso de ódio e outros fenômenos já vistos em eleições anteriores devem ganhar contornos ainda mais dramáticos em 2022. Tal cenário tende a ser especialmente desafiador para os quase 7 milhões de eleitores brasileiros entre 16 e 20 anos (dados do TSE), que têm pouca ou nenhuma experiência com o universo da política. Para grande parte deles, será a primeira vez diante de uma urna eletrônica.
Neste contexto, o combate à desinformação durante uma eleição se torna fundamental para a manutenção e o fortalecimento da democracia brasileira.
Pensando neste cenário desafiador, o Instituto Palavra Aberta lança a campanha “É fake news? A pergunta é sempre a melhor resposta. E na dúvida, pratique o VAR: Verifique Antes de Repassar”, com o objetivo de envolver principalmente a população jovem no processo eleitoral e no debate sobre cidadania.
Conheça abaixo as peças da campanha, criada pela agência WE.
Curta, comente e compartilhe. Ajude a viralizar esta ideia!
Conheça o jingle da campanha
Acesse os selos de checagem
4 passos para verificar uma informação (e algumas perguntas para se fazer)
Pause
Olhe um pouco para a mensagem antes de tomar qualquer atitude. A informação te causou choque, surpresa ou raiva? Melhor ainda não passar adiante e investigar um pouquinho do que se trata. Não corra o risco de compartilhar boatos. Seu engajamento importa!
O que você sabe sobre quem escreveu ou publicou?
Considere todos os envolvidos na publicação e divulgação: quem escreveu, quem repassou, quem publicou, quem financiou, agregadores de conteúdo, usuários das mídias sociais, etc. Procure informações que possam ser verificadas, como nomes, números, lugares e documentos. Por fim, questione-se: eu posso mesmo confiar nesta fonte?
Busque informações mais completas
Onde mais essa mensagem pode ser encontrada? Está em algum site? Qual ou quais? É recente? Procure pistas sobre a motivação: a missão do editor, linguagem ou imagens persuasivas, táticas de monetização, agendas explícitas ou implícitas, chamados à ação.
Conheça o contexto
Qual é a história completa que envolve essa mensagem? Avalie se isto é toda a história ou parte dela, e considere as outras forças em jogo: eventos da atualidade, tendências culturais, objetivos políticos, interesses financeiros. Identifique tentativas de agradar a um público específico através de escolha de imagens, técnicas de apresentação, linguagem ou conteúdo.