É Fake News? Pratique o VAR – Verifique Antes de Repassar

Conheça a campanha do Palavra Aberta para engajar os jovens no combate à desinformação eleitoral.

Fake News, desinformação, guerra de narrativas, discurso de ódio e outros fenômenos já vistos em eleições anteriores devem ganhar contornos ainda mais dramáticos em 2022. Tal cenário tende a ser especialmente desafiador para os quase 7 milhões de eleitores brasileiros entre 16 e 20 anos (dados do TSE), que têm pouca ou nenhuma experiência com o universo da política. Para grande parte deles, será a primeira vez diante de uma urna eletrônica.

Neste contexto, o combate à desinformação durante uma eleição se torna fundamental para a manutenção e o fortalecimento da democracia brasileira.

Pensando neste cenário desafiador, o Instituto Palavra Aberta lança a campanha “É fake news? A pergunta é sempre a melhor resposta. E na dúvida, pratique o VAR: Verifique Antes de Repassar”, com o objetivo de envolver principalmente a população jovem no processo eleitoral e no debate sobre cidadania.

Conheça abaixo as peças da campanha, criada pela agência WE.

Curta, comente e compartilhe. Ajude a viralizar esta ideia!

Hoje em dia, não dá para confiar em tudo o que recebemos pelo celular! Por isso, questionar a informação que chega até nós é sempre o melhor caminho para não cair em “fake news”! Pratique sempre o VAR: verifique antes de repassar. E evite levar um block de quem combate a desinformação!
No mundo conectado, nem tudo é o que parece… por isso, é preciso tomar cuidado na hora de curtir, comentar e compartilhar o que vemos nas redes sociais. Antes de tomar uma atitude, questione-se. Não sabe como? Pega o conselho do nosso Messi e pratique o VAR: verifique antes de repassar! No futebol e nas redes sociais, não dê bola fora!
Mesmo que muita gente acredite em vida fora da Terra, ainda não há provas científicas públicas sobre isso. Na hora de se informar, é importante ter certeza do que você está lendo, vendo ou ouvindo. Para não cair em “fake news”, é importante tirar a prova! Por isso, use o VAR e verifique antes de repassar! Repassar informações sem ter a certeza delas não é coisa de terráqueo muito inteligente…
Recebeu uma informação e não tem certeza se é verdadeira? Pratique o VAR: verifique antes de repassar! Não sabe como? Então se liga no recado do influenciador Pedro Certezas para não cair em “fake news” nas eleições!
Antes de compartilhar “fake news” no grupo da família ou do trabalho, pratique o VAR: verifique antes de repassar. Pause um pouco, busque mais informações sobre quem te mandou aquilo e procure o contexto da mensagem.
A pergunta é sempre a melhor resposta. Questione!

Conheça o jingle da campanha

Acesse os selos de checagem

4 passos para verificar uma informação (e algumas perguntas para se fazer)

Pause
Olhe um pouco para a mensagem antes de tomar qualquer atitude. A informação te causou choque, surpresa ou raiva? Melhor ainda não passar adiante e investigar um pouquinho do que se trata. Não corra o risco de compartilhar boatos. Seu engajamento importa!

O que você sabe sobre quem escreveu ou publicou?

Considere todos os envolvidos na publicação e divulgação: quem escreveu, quem repassou, quem publicou, quem financiou, agregadores de conteúdo, usuários das mídias sociais, etc. Procure informações que possam ser verificadas, como nomes, números, lugares e documentos. Por fim, questione-se: eu posso mesmo confiar nesta fonte?

Busque informações mais completas
Onde mais essa mensagem pode ser encontrada? Está em algum site? Qual ou quais? É recente? Procure pistas sobre a motivação: a missão do editor, linguagem ou imagens persuasivas, táticas de monetização, agendas explícitas ou implícitas, chamados à ação. 

Conheça o contexto 
Qual é a história completa que envolve essa mensagem? Avalie se isto é toda a história ou parte dela, e considere as outras forças em jogo: eventos da atualidade, tendências culturais, objetivos políticos, interesses financeiros. Identifique tentativas de agradar a um público específico através de escolha de imagens, técnicas de apresentação, linguagem ou conteúdo.