— Materiais

Urna eletrônica

A segurança das votações é um assunto em alta e é comum as pessoas questionarem os resultados das urnas eletrônicas. Conhecer o processo de votação, totalização e divulgação dos resultados é um importante exercício de democracia.

Ao discutirmos a segurança das votações no Brasil, vamos analisar textos de checagem de informações e criar selos de verificação, levando os alunos a refletir sobre propósito, nuances da desinformação e responsabilidade no ambiente digital.

OBJETIVO CURRICULAR
Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação, compreendendo seus princípios e funcionalidades. Analisar os mecanismos de disseminação de fake news e também exemplos, causas e consequências desse fenômeno.  Acompanhar, analisar e discutir a cobertura da mídia diante de acontecimentos e questões de relevância social.

OBJETIVO MIDIÁTICO
Refletir sobre fontes e confiabilidade, e reconhecer fake news e outros tipos de desinformação. Refletir sobre o impacto da desinformação na sociedade. Reconhecer o papel de cada um no combate à desinformação.

Habilidades BNCC: EM13LGG701,  EM13LP36, EM13LP39, EM13LP42
Duração sugerida: 3 aulas