— Materiais

Resultados das pesquisas

Uma mesma pesquisa pode ser apresentada por candidatos de maneiras diferentes. Quando os números são transformados em gráficos, a intenção deveria ser tornar as informações mais claras e acessíveis, mas nem sempre é o que acontece. É possível mentir usando gráficos?

Ao discutirmos a divulgação de resultados das pesquisas eleitorais, vamos reconhecer estratégias de apresentação de dados e jogar o desafio dos gráficos, levando os alunos a refletir sobre confiabilidade, propósito e impacto das mensagens de mídia.

OBJETIVO CURRICULAR
Analisar gráficos, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas. Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas, especialmente as expressas em linguagem gráfica.

OBJETIVO MIDIÁTICO
Demonstrar que interagimos com gráficos e estatísticas o tempo todo, em diversos meios de comunicação, e que estes dados, em forma de imagem, servem para informar, persuadir e, ocasionalmente, desinformar. Analisar narrativas com dados e infografia e compreender as possíveis manipulações desses materiais.

Habilidades BNCC: EM13LP45, EM13MAT102, EM13CHS101
Duração sugerida: 4 aulas