— Materiais

Processo eleitoral

É verdade que, se 50% dos eleitores anularem o voto, a eleição toda é anulada? Os votos em branco vão para o candidato mais votado? Por que um candidato pode ser eleito com menos votos do que outro? Chegou a hora de entender tudo sobre esse processo!

Ao discutirmos o processo eleitoral brasileiro, vamos jogar um jogo de tabuleiro sobre o assunto e criar infográficos, levando os alunos a refletirem sobre confiabilidade e impacto das desinformações acerca do tema.

OBJETIVO CURRICULAR
Analisar o fenômeno da pós-verdade, discutindo as condições e os mecanismos de disseminação de desinformação, de forma a adotar atitude crítica em relação ao fenômeno e desenvolver uma postura flexível que permita rever crenças e opiniões quando fatos apurados as contradizem.  Analisar e avaliar os impactos das tecnologias e suas interferências nas decisões políticas e sociais.

OBJETIVO MIDIÁTICO
Analisar criticamente as informações sobre o processo eleitoral. Refletir a respeito da desinformação e de suas consequências para a democracia. Criar conteúdo de forma responsável e ética para enfrentar esses problemas.

Habilidades BNCC: EM13CHS101, EM13LP40, EM13CHS202
Duração sugerida: 3 aulas