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Difamação e desinformação

Ele é um ladrão! Ela abandonou a família! Em época de eleições, os candidatos são alvo de todo tipo de denúncias, algumas com fundamento e outras não. Como saber diferenciar uma denúncia séria de um caso de difamação?

Ao discutirmos difamação e desinformação nas eleições, vamos compreender como funciona a checagem de informações e fazer uma atividade de checagem, levando os alunos a refletirem sobre confiabilidade, propósito e impacto das mensagens de mídia.

OBJETIVO CURRICULAR
Avaliar o impacto das tecnologias digitais na formação do sujeito e em suas práticas sociais e analisar o discurso político, assim como propagandas políticas, programas e propostas de governo, de forma a participar do debate político e tomar decisões fundamentadas. Analisar o fenômeno da pós-verdade, discutindo as condições e os mecanismos de disseminação de fake news e, também, compartilhando exemplos, causas e consequências desse fenômeno.

OBJETIVO MIDIÁTICO
Compreender técnicas de busca, curadoria e produção de conhecimento, com habilidades para avaliar criticamente o propósito e a qualidade da informação encontrada. Utilizar mecanismos e protocolos de checagem da informação. Realizar, de forma habitual, a análise crítica de textos de mídia em qualquer formato e plataforma, desenvolvendo práticas de leitura reflexiva.

Habilidades BNCC: EM13LP22, EM13LGG702, EM13CHS101, EM13LP40
Duração sugerida: 4 aulas