Fake News, desinformação, guerra de narrativas, discurso de ódio e a inteligência artificial lançam novos desafios sobre nosso senso crítico. Identificar se uma informação é verdadeira ficou muito mais desafiador, por isso, não acredite em tudo o que você vê na internet!
Muitas informações que circulam por aí são criadas ou tiradas de contexto para manipular a sua opinião.
Pensando neste cenário desafiador, o Instituto Palavra Aberta lança a campanha “Não acredite em tudo o que você vê na internet”, com o objetivo de envolver a sociedade no processo eleitoral e no debate sobre cidadania.
Conheça abaixo o filme da campanha.
Curta, comente e compartilhe. Ajude a viralizar esta ideia!
Acesse os selos de checagem
Ao compartilhar um conteúdo sem refletir, você pode estar contribuindo para espalhar a desinformação.
Conheça o P.I.E.R., quatro movimentos simples para checar a informação.
P – pare – Ao começar a ler uma página, pare e faça uma pausa.
Você conhece e confia neste site ou na fonte da informação? Se não conhece, não compartilhe ou passe adiante a informação. Vá para os próximos passos para tentar saber mais claramente o que está lendo.
I – investigue a fonte
Quem está dizendo isso? Quais as suas qualificações ou motivações? É um prêmio Nobel? Um site de teorias da conspiração? É alguém que pode ter uma agenda comercial ou política implícita?
É claro que até um prêmio Nobel pode estar enganado, e que organizações e empresas com interesses políticos ou comerciais publicam muitas informações de qualidade.
Ainda assim, antes de ler, procure conhecer melhor quem escreveu / publicou. Vale a pena gastar alguns segundos para estabelecer se a fonte em questão é confiável ou relevante, e até mesmo se o texto merece a sua atenção.
E – encontre informações melhores
Outra estratégia é buscar a mesma informação em outras fontes que você conhece e nas quais confia.
Qual a melhor fonte de informação que você consegue encontrar sobre isso? Faça uma busca e escaneie os resultados. Tente encontrar uma cobertura mais confiável, mais aprofundada ou mais equilibrada.
Melhor ainda, procure descobrir se há consenso sobre essa afirmação. Você não precisa concordar, mas conhecer o histórico e o contexto de determinada afirmação irá lhe ajudar a ter uma melhor avaliação.
R – rastreie a informação até seu contexto original.
De forma intencional ou não, a internet pode ser um “telefone sem fio”. Afirmações, dados e imagens muitas vezes são retirados de seu contexto original e apresentados de forma isolada, oferecendo um recorte da realidade. Outras vezes, podem ter sido remixados para criar uma nova mensagem.
Elementos deixados de fora de uma imagem ou vídeo, legendas que não combinam com o que está na foto ou informações científicas superficiais são exemplos de mensagens descontextualizadas. Procure a informação completa.